Slider

Baixe essa super adaptação Leia o incrível reporte e baixe a aventura! Super aventura espacial para o Ciranda de Blogs! Divisória do Mestre para Dungeon World!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dicas de Mestre - O Grotesco e Dungeon World. É muito mais do que rolagem de dano.

Olá jovens padawans!

A partir desse post inauguro a seção "Dicas de Mestre", com respostas para as perguntas frequentes feitas em fóruns e comunidades. Inicialmente trarei esclarecimentos advindos do esplendoroso Dungeon World, mas certamente será dada a devida atenção a outros RPGs que curto também. 

Dungeon World é um RPG que estimula a liberdade narrativa, um dos aspectos do jogo que reforçam essa proposta é o uso dos rótulos.

Amado guru, como usar os rótulos Grotesco e Poderoso no jogo? Ainda não captei a mensagem!
- Rolando Lero.
Comece pela ficção, sempre! Seja fã dos personagens e pense perigosamente! Acho que o rótulo grotesco é um dos meus prediletos, sendo perigoso o suficiente sem ficar amarrado a rolagem de dados.

A pergunta-chave é: Por que uma arma específica ou monstro recebe esse rótulo? Grotesco apenas significa que os resultados de um ataque são terríveis, brutais. A mordida de um carniçal com dentes de tubarão poderia arrancar um pedaço de carne deixando um ferimento que não para de sangrar, tornar-se horrivelmente infectada se algo não for feito a respeito, ou deixar um dos órgãos do PJ expostos e prontos para que o carniçal o abocanhe novamente!


Alguns monstros ou PJs possuem ataques grotescos porque eles arrancam membros, mas se lembre que isso é apenas uma parte da descrição que engloba o que acontece na ficção. Em algumas situações o Ogro capaz de esmagar crânios com as mãos irá decepar um membro, enquanto em outros ele pode estraçalhar uma armadura, equipamentos, comer a orelha do personagem, ou esmagá-lo para pôr em um pote de conserva (eheheh).

Armas grotescas fazem o mesmo! Uma adaga serrilhada deixará uma ferida que fará o sangue escorrer profusamente, esteja a vítima com todos seus pontos de vida ou não. As repercussões de criaturas e armas grotescas/poderosas são enormes e completamente ficcionais, elas realmente não necessitam estar atreladas ao dano causado, assim são os rótulos.

Monstros ou PJs com ferimentos grotescos não conseguirão perseguir alguém, porque provavelmente lhes faltam alguns membros, ou tem um pulmão perfurado, etc.

Ratos cavernosos, carniçais, Suhaigin e outros do tipo? Eles deixarão ferimentos horríveis que duram mais tempo para serem curadas e quase sempre vem acompanhados de debilidades. O que mais uma ferida grotesca poderia ser?

Hora de um Brainstoming.


Vamos lá, há muito mais do que a perda dos membros:

  • Arrancar um olho;
  • Ter uma orelha mutilada, ou o nariz;
  • Ossos quebrados (não se esqueça das fraturas expostas);
  • Rasgos na carne que deixam cicatrizes vivas;
  • Eviscerações (é isso mesmo, órgãos internos caindo no chão);
  • Deslocamentos dos ossos;
  • Sangue, sangue, sangue por toda parte!
  • Escalpamento - lembra quando os índios arrancavam o topo da cabeça com cabelo e tudo? Pois é, experimente ter um golem de aço em chamas segurando seu crânio, depois me conte como foi a experiência.
  • Anzol de Mãos
  • Ferimentos de terceiro grau;
  • Perfurações que o atravessam;
  • Mordidas que arrancam um pedaço de carne macia;
  • Anzol de mãos (não sabe o que é? olha aí a imagem ao lado); 
  • Ter um membro temporariamente incapacitado (mas não removido).
  • Remoção de um membro de várias maneiras... Existem 5 dedos (é, arrancar logo os cinco de vez é emocionante), logo em seguida uma mão, então o antebraço e finalmente o braço todo. Talvez aquela velha esquisita que viva naquela cabana cheia de olhos em um jarro possa lhe ajudar com algum feitiço ou unguento para recolocar o que foi perdido. Eu gosto da ideia de um guerreiro carregando seu braço apodrecendo lentamente, na esperança de encontrar algum curandeiro que possa ajudá-lo (gosto de pensar que poções de cura e magias cicatrizam as feridas, mas regenerar membros é algo mais complicado).

Ah, existem alguns resultados ficcionais menores também:

  • Unhas arrancadas (UI!!)
  • Olhos perfurados (já vi um cara que se recuperou por cura normal disso, mas passou um tempo com o olho cego e inchado);
  • Objetos pontudos que atravessam o crânio, sem matar;
  • Dentes arrancados;
  • Mandíbula rasgada, perfurada;

Sem contar com os vermes da carniça, aliens parasitas facehuggers (no melhor estilo dos aliens que jogam um troço pela sua garganta, se hospedando em seu peito), ou bactérias devoradoras de carne... São exemplo de coisas grotescas (e até nojentas), mas que não são normalmente fatal.

É verdade, para jogadores e mestres que estão acostumados com desafios relacionados aos PVs de uma criatura, ataques por rodada ou habilidades especiais que são usadas 3x por dia, a abordagem dos rótulos requerem o entendimento de um novo paradigma.

E vocês, tem mais ideias para ferimentos grotescos?

Links interessantes:
Boteco Dungeon World - Comunidade do Dungeon World no Google Plus.
Dungeon World Brasil - Comunidade do Dungeon World no Facebook.
Dungeon World Codex BR - Plataforma online de criação de monstros, contém todos os monstros do livro, além das criações dos mestres e jogadores.
Kobolds Den - Onde comprar o Dungeon World



Nenhum comentário:

Postar um comentário