Slider

Baixe essa super adaptação Leia o incrível reporte e baixe a aventura! Super aventura espacial para o Ciranda de Blogs! Divisória do Mestre para Dungeon World!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Aventuras de Guerra no Dungeon World



Gritos de guerra, sangue, fúria, o suor do combate. Flechas zunem vindas de todos os lados, o corte da espada arranca-lhe a carne inesperadamente, são dezenas de inimigos trocando ofensas e golpes ao seu redor.  Você e seu grupo prossegue em meio à fumaça provocada por bolas de fogo lançadas de catapultas. E como se não bastasse, aquele necromante começa a entoar cânticos que levanta os corpos dos que tombaram, cheios de sede vingança.


Eu sempre quis jogar uma aventura assim, uma batalha campal onde perigos mostram ameaças em qualquer direção que seus olhos alcancem. Essa busca por algo realmente emocionante finalmente pôde se tornar real com o Dungeon World. O jogo estimula ao mestre contar histórias incríveis, auxiliando com movimentos do MJ, que podem ser aplicados de maneira suave ou pesada. O Dungeon World ensina a criar uma partida realmente fantástica em grupo.



A proposta do Dungeon World é focar ficção nos PJs, logo, ele não apresentará regras para comandar um exército de 1000 soldados e após algumas rolagens de dados decidir o destino de um combate. Eu já fiz isso em outros jogos, é enfadonho. Mas espere ai, não são com pequenas vitórias que se vence uma guerra? É aquele grupo que se infiltra no castelo e abre o portão frontal, ou então o Ranger que inicia um ataque contra os arqueiros inimigos a fim de impedir que os soldados sejam dizimados, ou então quando o ritual do necromante é impedido.


Sem os heróis para impedir esses perigos, a batalha seria apenas um acontecimento, um fato descrito pelo Mestre. Porém, estamos aqui para descobrir o que vai acontecer, para evitar que maus presságios se tornem em desastre! Para isso o Dungeon World oferece uma ótima ferramenta organizacional chamada Frentes de Aventura.


Abaixo criei uma frente inspirada na dúvida de Bruno Golçalves, participante do grupo Dungeon World Brasil, no facebook,  sobre uma aventura que envolvesse grandes batalhas.


FRENTE DE AVENTURA: A BATALHA DA NOITE ETERNA


Descrição


Através de rituais nefastos, o culto da Noite Eterna dominou a vontade maligna das criaturas do submundo, formando um exército e  marchando para destruir todos aqueles que se opuserem. Agora, os cultistas desejam espalhar as forças das trevas sobre o coração dos homens.


Perigo: O Exército dos Corrompidos


Impulso: Causar anarquia, caos e medo;


Movimentos:


  • Arrancar a bondade do coração dos justos;
  • Rechaçar os fracos;
  • Deixar uma cidade em ruínas;
  • Pilhar e tomar as mulheres dos derrotados;


Presságios Terríveis


  • A cidade é tomada pelas chamas;
  • Arqueiros derrubam dezenas de soldados;
  • O campeão dos corrompidos banha-se em sangue e lança o brado de fúria;
  • O necromante cultista realiza o ritual. Corpos dos que tombaram levantam-se com sede de vingança.


Desastre Iminente: Destruição do povoado, vitória e fortalecimento da Sociedade da Noite Eterna.


COMO USAR UMA FRENTE DE AVENTURA?


Como já disse anteriormente, a frente de aventura é uma ferramenta organizacional. O MJ pode anunciar os presságios terríveis utilizando seus movimentos de mestre, por exemplo:


• Usar um movimento de monstro, perigo ou local
• Revelar uma verdade indesejada
• Mostrar sinais de que uma nova ameaça está surgindo


MJ: Ranger, você vê o soldado corrompido gargalhando ao segurar uma cabeça decapitada em uma mão (realizando o movimento do MJ/Perigo: Arrancar a bondade do coração dos justos) e uma tocha em outra, ele pretende começar um incêndio! Sua visão também alcança os aldeões lutando, enquanto os arqueiros inimigos preparam-se para disparar uma saraivada de flechas. O que você faz? (Anunciando um Presságio Terrível: A cidade é tomada por chamas)


MJ: Guerreiro, o orc deixa as tripas no chão ao ser cortado com sua lâmina. Você mal consegue tomar o fôlego quando percebe uma criatura de quatro braços, do tamanho de uma casa, pisando os aldeões, arrancando uma das pernas do velho Monroe, e comendo-a logo em seguida (realizando o movimento do MJ/Perigo: Rechaçar os fracos e Anunciando um Presságio Terrível: O campeão dos corrompidos banha-se em sangue e lança o brado de fúria). Ela se enfurece ao ver seu companheiro Mago entoando palavras estranhas. O que você faz?


Os maus presságios podem acontecer em sequência ou paralelamente! Se todos eles se concretizarem (vá marcando um X em tudo que os PJs não impediram ou ignoraram), o Desastre Iminente acontecerá. A cidade será tomada, saqueada, incendiada e o lamento das mulheres será ouvido por muito tempo. A guerra será perdida. Entretanto, os PJs podem impedir que isso aconteça! Agora é jogar pra ver o que acontece!!!


Lembre-se! No Dungeon World a dificuldade não é ditada por estatísticas, e sim pela ficção! Cruzar uma rua em chamas, com dezenas de aldeões e soldados corrompidos combatendo já não é fácil (alguém falou em Desafiar o Perigo?), imagine se flechas estiverem zunindo e um brutamontes estiver em seu encalço? Aproveitando-se da confusão, um grupo de goblins pode se lançar sobre o Bardo, ou explodir casas com pólvora. Impedir o cultista necromante pode não ser tão fácil…


E os aldeões? Ou soldados da cidade? Com certeza podem ajudar! Não em grandes grupos, imagine que no calor da batalha você consiga dar ordens para alguns deles, considere um grupo de ajuda como um servo sob seu comando. Com Lealdade +1 e alguma outra Perícia +1.

Siga os princípios e objetivos do MJ. Pense perigosamente! Seja fã dos personagens (não os force a nenhuma direção, jogue com eles), e jogue pra descobrir o que vai acontecer.
No próximo post, dicas de como lidar com o jogador ausente e como tornar isso um ponto positivo para sua próxima aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário