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segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Jogador faltou, e agora?

Olá jovens padawans!!

Às vésperas de 2014 - que tem tudo pra ser um dos melhores anos para o RPG desde todo o sempre! - trago um post inspirado na seguinte pergunta:

- As regras do Dungeon World criam uma conexão muito interessante entre os personagens do grupo, ao utilizar os Vínculos durante a criação dos personagens e desenvolvimento na campanha, mas... E se o jogador faltar? Em outros jogos simplesmente colocamos o PJ como um NPC, ou damos um sumiço nele.

Isso é chato! Não traz nada de interessante e cria um certo rompimento no fluxo narrativo. Como o DW enfatiza o hábito de fazer perguntas interessantes e usar as respostas dos PJs, criei um movimento inspirado nas Cartas de Amor do Apocalypse World (a ser lançado pela Retropunk) e nos movimentos de aventura (veja o livro básico, pagina 364).


Essa estrutura pode ser utilizada em qualquer jogo, pois faz com que o personagem retorne imediatamente ao jogo, e com um monte de informações interessantes que podem ser aproveitadas na aventura.

Saboreiem um bom chá e curtam a leitura!



CARTA AO JOGADOR - LEMBRANÇAS DE UMA SESSÃO PERDIDA


Caro Jogador,
Cabeças rolaram, inimigos cuspiram sangue, seus companheiros ganharam cicatrizes e tochas foram acesas nos corredores escuros da perigosa masmorra. Mas você não estava aqui.


Sua falta, no entanto, foi notada. Cada integrante do grupo destacou os seguintes acontecimentos que poderiam explicar seu sumiço, descritos ao Encerrar a Sessão ou no momento da ausência:

➲ _______________________________________________________________________;
➲ _______________________________________________________________________;
➲ _______________________________________________________________________;
➲ _______________________________________________________________________;
➲ _______________________________________________________________________;
➲ _______________________________________________________________________;


Quando retornar da sua aventura (ou desventura) pessoal e se reunir com o resto do grupo, role 2d6. Com 10+, você tem a própria versão sobre seu desaparecimento. Com 7-9, escolha uma verdade na lista de opções acima. Com 6-, escolha 2 opções da lista.


No início desta sessão, marque 1 XP para cada questão respondida abaixo:


➲ O que foi descoberto que pode ter grande valor?
➲ Qual novo lugar interessante você descobriu, como ele é?
➲ Qual nova ameaça ou perigo você encontrou? O que era?


Atenciosamente,

Seu MJ Favorito.




Aqui vai a versão em PDF diagramada pelo usuário Azrael 
do grupo Dungeon World Brasil:






::: No próximo post conversaremos sobre o método de distribuição de XP no Dungeon World e por que ele é tão incrível. :::

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