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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ganhando XP no Dungeon World com falhas? Como assim?

Olá jovens padawans!

Aconcheguem-se, pois hoje falarei do ganho de pontos de experiência no Dungeon World!

Certa vez, no grupo Dungeon World Brasil, um jogador/mestre indagou porque no DW os personagens recebiam XP quando tinham um resultado 6 ou menos na rolagem de dados (nessa margem coisas ruins acontecem, e o mestre descreve).

"Quer dizer que um personagem que falhe mais é mais poderoso? Do que um que tenha sempre rolagens boas - Então eu vejo aqui na sua ficha que teu personagem é de nivel elevado, possui vários movimentos novos e customizados até. Muito melhor que seu companheiro de nivel bem baixo. Você deve representar um grande herói. 
- Er...Na verdade não é bem isso... Aquele cara de nível baixo é quem faz tudo: se arrisca, cura e defende os amigos. O que acontece é que sou apenas um azarado e tiro muitos 6- e como isso acaba sendo muito mais frequente que qualquer outra premiação, eu vou subindo de nível. 
- ah tá..."


- Sr. P

Em um jogo onde a dificuldade é medida pela ficção, o PJ "mais forte" tem na verdade mais possibilidades de impacto ficcional. Ou seja, "forte" aqui não significa causar mais dano, matar mais, ter mais bônus.

Pode ter certeza que o exemplo dado não corresponde ao jogo real numa mesa de DW. O tal jogador proativo que "se arrisca, cura e defende os amigos é provavelmente o que gerará mais resultados 6-, ou então é o que mais terá em sua ficha o resultado de suas ações (mesmo que não seja "subindo de nível").

Pra falar a verdade, ambos jogadores exemplificados: O proativo e o azarado, são a mesma pessoa. Por quê? Como assim?

Porque para haver muitos 6- é necessário ser proativo e vice-versa.

"Mas... o cara que é proativo e tem ótimos resultados no dado, "evolui" mais lentamente..."

Sim, mas passará por menos problemas!
Vou dar um exemplo pra esclarecer um pouco a situação.



Grom - O Bárbaro e Azaz - O Guerreiro, estão em busca do maior desafio que um lutador pode enfrentar nas terras de Urur. O Dragão Bahazul.

Ambos sabem que para vencê-lo é preciso atingir a criatura no peito, um pouco abaixo da traqueia onde pulsa um coração trevoso feito de puro mal.

Grom empunha seu poderoso machado, a sua frente o dragão colossal sorri com desdém. O bárbaro avança, sombras se interpõem em seu caminho tentando sugar sua alma, ele lança suas cinzas negras no chão pantanoso (sucessos 10+ em desafiar perigo e matar e pilhar).

A névoa negra de Bahazul envolve o herói tentando sufocá-lo, e os vermes pútridos vindos das centenas de corpos tentam penetrar a carne do bárbaro, mas ele permanece resoluto (sucessos 10+ em Desafiar o Perigo).

Grom escala as árvores retorcidas e com saltos furiosos aproxima-se do Dragão. Carregado de ódio e terror, Bahazul descarrega todo seu poder em uma baforada ácida que extingue toda a vida. Mas Grom permanece com o coração intocado e evita ser atingido pela chama negra. (mais sucessos 10+)

Em pleno ar, Grom segura seu machado e num golpe lendário unindo a força dos seus ancestrais abre a carne do dragão, golpeando precisamente seu coração.

E assim, Grom - O Bárbaro Heróico. Vence.

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Agora vamos ao Guerreiro, que receberá vários XPs com 6-...

Azaz empunha seu poderosa espada Jormag, a sua frente o dragão colossal sorri com desdém. O guerreiro avança, sombras se interpõem em seu caminho tentando sugar sua alma, ele as rechaça, sofrendo muitos ferimentos e enfraquecendo, as cinzas negras no chão pantanoso penetram seu coração e ele vê todo terror que o Dragão carrega. Sua fé em si está abalada (parte de sua alma foi sugada, está com a condição "trêmulo e fraco" resultados 6- em desafiar perigo e matar e pilhar. +2 XP).

A névoa negra de Bahazul envolve o herói tentando sufocá-lo, e os vermes pútridos vindos das centenas de corpos tentam penetrar a carne do guerreiro, sua fúria é usada pelo dragão para despertar os mortos da região, e os vermes penetram sua carne com voracidade (recebeu ferimentos e criou uma nova complicação, +2 XP).

Azaz escala as árvores retorcidas e com saltos furiosos aproxima-se do Dragão - enquanto seu sangue escorre dos buracos pútridos feitos em sua carne. Carregado de ódio e terror, Bahazul descarrega todo seu poder em uma baforada ácida que extingue toda a vida. O poderoso escudo do guerreiro absorve quase toda a chama ácida (Grotesco, Alcance), mas o braço que o segurava é derretido em uma carne borbulhante.(mais ferimentos, um braço perdido, resultados 6-, +2 XP)

Em pleno ar, Azaz segura - com o braço que lhe resta - sua espada e num golpe lendário unindo a força dos deuses da guerra abre a carne do dragão, golpeando precisamente seu coração.

E assim, Azaz - O Guerreiro Heroico Quase-Morto-Vivo-Carregando-Vermes-E-Sem-Um-Braço. Vence.

Ah! Ele recebeu +6 XP... Com certeza pode passar de nível.

Essa é uma situação que terá consequências interessantes tanto pra Grom, quanto pra Azaz. Mas um não me pareceu menos heroico do que o outro.

Esse exemplo foi dado pra que seja percebido que os XP no DW refletem a proposta do jogo, representadas pela tríplice:

• Retratar um mundo fantástico
• Encher a vida dos personagens com aventuras
• Jogar para descobrir o que acontece

Os XP advém das complicações para o personagem e para o grupo, numa mecânica de evolução diferente, e com certeza mais interessante (provavelmente carregada de escolhas difíceis e perigos). E nunca esqueça, o MJ pode sempre direcionar o foco/câmera para um PJ e perguntar: O que você faz? Todos acabam sendo proativos de um jeito ou de outro :)

Um comentário:

  1. Interessante Aliison. Mas eu já o exemplo citado em mesa de jogo sim. Como você mesmo já disse, não há "maneira certa" de se jogar RPG ou DW. A premiação por resultados 6 - pode ser algo que venha com coisas legais sim, mas pode ser também vista como um "consolo" para o azarão.

    O jogo É bacana, É legal. Mas existem (sempre) maneiras diferentes de se ver as coisas sem, entretanto, estar erradas.

    Teu blog é legal e eu sempre acompanho.


    Ah, e pode usar a minha citação do grupo do FB de DW como exemplo, sem problemas.

    Jorge Paiva (sr. P)

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