Slider

Baixe essa super adaptação Leia o incrível reporte e baixe a aventura! Super aventura espacial para o Ciranda de Blogs! Divisória do Mestre para Dungeon World!

domingo, 12 de outubro de 2014

Caçada Sombria - Resenha da Nova Aventura para Dungeon World

Publicado há mais de um ano pela Secular Games, Dungeon World é um jogo fantástico, porém carente de aventuras "prontas" que inspirem os mestres de jogo. Dentro da comunidade internacional a produção de material de apoio é impressionante, são centenas de publicações - as quais consumo com voracidade.

Até hoje foram lançadas no Brasil "comercialmente":

Diante de tão poucas publicações, o autor Julio Matos  (que também criou o RPG UED - United Earth Defense) desbrava um território bastante peculiar. Explico. Escrever uma aventura para Dungeon World é antes de tudo libertar-se do modo tradicional de escrever aventuras e estar atento ao que faz o jogo tão especial:"Utilizar as ferramentas do DW, atentando-se para um design prescritivo e descritivo do conteúdo. Ou seja, movimentos customizados bem elaborados, monstros, frentes, locais interessantes, para trazer a imersão desejada."

Ok, então vamos aos PONTOS FORTES do material de campanha - Caçada Sombria:

[+] Ótima Identidade Visual

O autor, que também foi o responsável pela diagramação do livreto, mandou muito bem na escolha da arte. Ao folhear o material você já é tragado para um cenário que lembra as cidades renascentistas, como vemos ilustrada na capa. O mapa da cidade não tem numerações, muito menos locais demarcados, abrindo um leque de possibilidades para o grupo se divertir descobrindo cada recanto.

[+] Imersão do grupo na aventura através de perguntas interessantes

A melhor maneira de introduzir o grupo em uma história é permitir aos jogadores inserirem conteúdo nela. Em Caçada Sombria vemos isso muito bem explorado.

[+] Voltada aos Mestres iniciantes

Dungeon World é um jogo que leva à sério o objetivo de "jogar para descobrir o que vai acontecer, e deixar espaços abertos para serem preenchidos durante a aventura". Por esse motivo muitos MJs tem dificuldade em utilizar as Frentes de Aventura com seus Perigos e Maus Presságios. Há várias explanações notáveis de como e quando o MJ deve trazer elementos interessantes à aventura, seja por movimentos pesados (que ocorrem nos resultados 6-) ou suaves (aqui vai uma pequena correção, os movimentos de MJ não vão para ficção apenas com um 6- rolado nos dados, como o leitor pode acabar concluindo, eles também anunciam os perigos iminentes e complicações vindouras).

[+] Handouts (material de apoio)  O pacote de pdfs vem com um arquivo extra contendo todas informações das frentes, inimigos, etc, em dispostos de uma forma que facilita a consulta rápida.

[+] Apresentação das AlcunhasO Dungeon World estimula a criação de movimentos customizados que impulsionem a aventura. As Alcunhas são como Classes de Compêndio disponíveis no 1º nível, e trazem um gostinho a mais pra narrativa.

Agora vamos aos PONTOS FRACOS:

[-] Falta de revisão textual

Notaram-se erros de português que poderiam ter sido corrigidos antes do lançamento, todo cuidado é válido com a escrita, ainda mais em um produto de belo acabamento gráfico. Após o lançamento de uma errata, esse problema foi sanado.

[-] Perigos e seus maus presságios confusos em algumas Frentes.

Quase sempre as Frentes são escritas como uma sequência de maus presságios em uma ordem lógica, que agem como um anúncio de que algo realmente grave acontecerá - caso os personagens não façam algo para impedi-los. Para os mestres de primeira viagem no Dungeon World, a falta dessa sequência lógica pode fazê-los pensar "diabos, o que está acontecendo aqui?". Algumas frentes dependem de outras, para que seus maus presságios ocorram, provocando um verdadeiro emaranhado. Eu gosto de ver os perigos da aventura como bombas prestes a explodir, cheias de ideias inspiradoras para usar durante a sessão. Deixo aqui um elogio à Frente - O Ataque Pirata. Muito bacana!


E AÍ, VALE À PENA? Pode ter certeza que sim!

O autor fez em sua primeira publicação para Dungeon World um belo trabalho que renderá muitas horas de diversão. Além do mais, esse foi apenas o início de uma série de aventuras para o sistema, já que o mesmo anunciou que está com outra em produção engatilhada. Tenho certeza que veremos muita coisa bacana por aí!

A aventura foi disponibilizada apenas no formato digital (links logo abaixo):


Caçada Sombria (PDF) http://goo.gl/1gr9dlSe você não sabe do que estamos falando e quer conhecer o Dungeon World, vale demais comprar o pacote, ou o pdf do livro (eu compraria logo em formato físico, você não se arrependerá!)

Pacote Dungeon World (PDF) + Caçada Sombria (PDF) http://goo.gl/EXSaSl 


Bons jogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário